Como testar e fazer ligação direta nas fontes dos televisores LG

jig-teste-tv-lg-led-lcd

Como testar e fazer ligação direta nas fontes dos televisores LG.

Neste tutorial, iremos mostrar como fazer uma ligação direta nas fontes de alimentação dos televisores da marca LG e sabermos se, ela está funcionando corretamente.
Este procedimento é valido para quase todos os modelos de televisores mais novos da marca LG (2013, 2014, 2015, 2016…) e, vale para alguns modelos de outras marcas também.

Fonte televisor marca LG, modelo 32LY340H para amostra.

Modelos como os da linha LB, LN, LY, LT, LV, LE… e muitos outros modelos da marca LG, quando apresentam sintoma de não ligar ou (sem imagem), pode ser testados usando estas técnicas descritas neste tutorial.
Muitas vezes, um televisor não liga por algum motivo, talves defeito na placa principal ou, defeito na fonte de alimentação mas, para se saber qual das duas placas está com defeito demora um certo tempo e exige uma série de vários testes.
Isto nem sempre é bom para um técnico reparador de aparelhos eletrônicos, neste caso, reparador de televisores pois, tempo é dinheiro.
Com as técnicas descritas aqui, este tempo será abreviado para menos da metade, fazendo com que o técnico evite trabalhos desnecessários.

Então, vamos aos testes propriamente ditos.

Vamos trabalhar com a hipótese de que, o televisor não liga, que o fusível da fonte está OK e que haja tensão em alguns pinos do conector de saida da placa da fonte.
Bom, ter tensões ou voltagem em partes da fonte não quer dizer que a mesma está boa ou funcionando perfeitamente, correto?.
Pode ser que as voltegens mais baixas estejam sendo fornecidas mas, as voltagens mais altas não por falha na própria fonte ou, a placa principal não está enviando os comandos para que, a fonte acione determidas tenções para que o aparelho ligue.
Neste caso, devemos aciona-la diretamente para termos certeza de que ela está funcionando ou não e, isolarmos o estágio defeituoso.

Como acionar a fonte de forma direta e manual?

Para acionar uma fonte de um televisor LG de qualquer um dos modelos citados acima, devemos injetar uma pequena tensão nos pinos de POWER-ON e DRIVE-ON no conector da placa da fonte de alimentação.

O pino de POWER-ON quando energizado com uma determinada tensão, aciona a parte das tensões mais altas.
O pino de DRIVE-ON também quando energizado com uma determinada tensão, aciona a parte de alimentação dos LEDs que iluminam a tela do televisor.
Normalmente, por questões de práticidade, liga-se em curto, os pinos POWER-ON, DRIVE-ON e um pino de 3,5V da própria fonte.
Isto pode ser feito manualmente com um ferro de solda ou, de maneira mais prática e permanente usando um conector adequado ou JIG de teste, adaptado e específico conforme mostrado abaixo (veja foto abaixo).


Pode-se usar um conector como este da foto abaixo, retirando os fios que não serão utilizados e, deixando apenas os três (POWER-ON, DRIVE-ON e um de 3,5V), respectivamente.

Como efetuar o teste na prática?

Retire o cabo do conector da fonte, encaixe o conector (JIG de teste ou, solde os três pinos em curto) e ligue o aparelho na tomada de energia elétrica.

Ao conectar o cabo da fonte na tomada de energia elétrica, a fonte será acionada diretamente e a tela de LED se acenderá, indicando que a fonte está perfeita.

Boa sorete…

Total de visualizações: 27787  

38 Comentários para: Como testar e fazer ligação direta nas fontes dos televisores LG

  1. Thiago disse:

    Boa tarde, excelente tutorial. Inicialmente a led vermelho frontal piscava e não ligava a tv, constatei led queimado em uma das barras de leda, substitui as ainda assim as barras não acendiam, fiz a ligação direta e o painel com os leds acederam, medi as tensões da placa fonte e tudo ok. Conclui que a placa principal não está acionando o power-on e nem o drive-on, o retirado a ligação direta e reconectados oa cabos ao medir os sinal de power-on, ao ligar a tv pelo botão liga\desliga, esse pino fica tentando estabelecer oa 3,5 volts e cai em seguida e permanece nessa tentativa sem sucesso. Como disse te indica problema na placa principal. Tem alguma dica/orientação de como encontrar a causa do defeito? Media n placa principal usa tensões em diodo zener, uma transistor smd, mas td indica que não são eles. Obrigado e no aguardo.

    • Admin Admin disse:

      Olá.
      Subistitua a placa principal amigo. Em 99% dos casos você não vai conseguir recuperá-la, a não ser que for algum defeitinho bobo. Na grande maioria das vezes é defeito no BGA.

  2. Julio Marques dos Santos disse:

    boa tarde minha tv lg 32ln570b não acende os leds e medindo as tensões no conector dos leds, não há tensão, porém se colocar o negativo do multimetro no parafuso, para fazer terra, ele mostra 120v, o que será que acontece ?

  3. francisco evandro disse:

    bom dia amigo minha duvida esta em algumas fontes q nao si enjetam 3.5 no power mais naquelas q si subtraem 3.5 para armar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image Atualizar

*